04 maio 2008

Que Frustração ou Porque as Pessoas Não Comentam

Uma das coisas que mais me agradou quando entrei na blogsfera foram os comentários nos posts. Gostei da troca de idéias, de ver o que as outras pessoas estão pensando, conhecer gente, ler textos bacanas, participar de muita coisa, é tudo muito bacana. Gostei tanto que acabei fazendo um blog só meu, pra abrir meu coraçãozinho, mas não sem desejar que este novo blog fosse bastante visitado e comentado também. Só que, como a princípio o blog seria meio divã, não divulguei muito, entrei em alguns blogs que eu já conhecia e fui me apresentando. As pessoas retribuíram minhas visitas e com o passar do tempo o blog passou a receber mais visitas de outras pessoas. Pra saber quem me visitava, instalei o HiStats e fui acompanhando a visitação do blog. Aí que eu tive uma surpresa. Apesar dos poucos comentários, o blog até que estava sendo bem visitado se considerado o fato de não haver sido divulgado de verdade. Aí eu fiquei pensando: porque será que as pessoas visitam, mas não comentam? Porque se tem uma coisa que estimula o blogueiro são os comentários dos visitantes, oras!! Confesso que meu blog não está saindo como eu esperava. Meu plano era postar diariamente, mas não estou conseguindo. Primeiro porque andei por um inferno astral bastante longo e achei que o blog estava ficando muito deprê, coisa que eu não queria. Depois, foi porque acabei me envolvendo com um novo trabalho e ainda estou mesmo em fase de adaptação. Ando tendo que chegar em casa e continuar estudando pra conseguir dar continuidade ao trabalho já iniciado sem gastar tempo demais. Mas tenho me esforçado pra conseguir postar mais freqüentemente, porque blog que só tem post novo uma vez na vida e outra, na morte não tem graça. Cansei de parar de visitar blog porque nunca tinha novidade nele. Então às vezes eu fico até tardão escrevendo, acordo tonta de sono, mas continuo alimentando o blog. Adoro escrever, mas dá tanta frustração a gente postar e não ver comentários... A falta de comentários provoca muitas perguntas no blogueiro. Será que o texto está uma porcaria? Será que é timidez? Será que as pessoas não gostam de dar opinião? Será que as pessoas acham que não podem comentar por ser um blog pessoal? Ah, nem, gente!! O texto está uma porcaria? Digam que tá uma porcaria. Deixem a timidez de lado, dêem sua opinião (opinião cada um tem a sua, não tem que concordar comigo – agora mesmo eu tô aqui me perguntando como é que um time perde de cinco num clássico em final de Estadual e o porcaria do técnico não cai), o blog é pessoal, mas tem coração grande pra receber os amigos. Mas não deixem de comentar, nem que seja só um oi, só pra mandar um beijo, porque o alimento do blogueiro são os comentários de seus visitantes.

Larissa é blogueira assumida, vai continuar tentando atingir a meta de escrever todo dia e gostaria que todos os visitantes deixassem um comentário, nem que seja falando que não comenta porque não gosta hehe

9 comentários:

Mia disse...

Tipo, como boa colega bloguística e conhecedora de todos esses sentimentos não tão profundos sobre a não adesão e 100% de leitores comentadores, devo lhe consolar, amiga: a maioria que leê blogs não tem blog e, como leitores, nem sempre estão no pique de falar, apenas de captar, e pensam que o ato de falar qualquer coisa que esteja bem disposta à sua frente dispensa mais palavras. O negócio é o seguinte - os blogueiros sabem com é importante a freqüência ao blog como estímulo, né, então, só comenta mesmo quem tem blog e que tem sistemas de "comentações" recíprocas. Se o todos os dias, pelo menos 30 pessoas das que visitam meu blog comentassem, eu ficaria pra lá de satisfeita! O.O
O negócio é continuar, assumindo o blog como uma terapia, e não apenas modo de ser reconhecido no meio de tantos (embora tanto queiramos, né?!). Concordo em tuuuudo o que vc disse! Só dei minha interpretação dos fatos, ou pelo menos o que digo a mim mesma quando estou desestimulada...

=***

Anônimo disse...

Oi Larissa! De fato, a gente lê tanta coisa boa por aqui e acaba não comentando. Mas o não comentar, no meu caso, significa ficar pensando no que se leu. Gosto muito da forma como você coloca as idéias e da tarnsparência com que elas são lançadas no blog. Tanto isso é verdade que o seu blog está no meu favoritos e sempre eu dou uma chegada por aqui pra ver o que saiu da sua cabeça e que eu ainda não li. Continue escrevendo, continue escrevendo... pois é tão bom te ler...

Às vezes eu penso sobre isso que você disse dos leitores não comentarem. ÀS vezes acho que eu vou encher se ficar comentando sempre, mas não... vendo pelo lado de quem escreve, como o seu lado, de fato comentar é estimular quem escreve. Bobagem a minha... o fato é que acho tão legais os conteúdos dos teus textos que acho tanta coisa, que esqueço de compartilhar com você, a escritora do blog, como o seu texto me atingiu e de que forma, em qual momento, que eu às vezes me compadeço da sua dor sem mesmo te conhecer... é louco isso? Bom, vou comentar mais. Bjs.

Marco

Angel disse...

Oi Lari!
Eu sumi por falta de tempo mesmo...

Te entendo e como...mas acredito que as pessoas acessam mais para ler. A maioria nem pensa em comentar. Eu sei que é difícil aceitar isso sendo blogueira, mas tente para evitar maiores frustrações.

Oi!
Bjo!

Lunna Guedes disse...

Bom dia Larissa, olha, eu acho que ainda falta o hábito de comentar porque a maioria que lê os blogs não são blogueiros, então não o fazem, apenas mergulham nas palavras e tiram delas o que há de melhor. De fato, eu nunca me preocupei com comentários, é claro que fico feliz quando vejo que alguém parou para dizer alguma coisa, mas não fico preocupada se há ou não comentários no meu blog.
De qualquer forma, vamos comentar! Beijos e tenha uma linda quarta-feira de sol caramelado...

Anônimo disse...

Estou torcendo por você conseguir atingir sua meta de escrever todos os dias. Já faz 10 dias que seus leitores estão ansiosos por novos textos:)
bjs

Marco

iaiá disse...

larissa,

adorei demais aqui...
diferentemente não me preocupo tanto com os comentários, mas confesso que gosto quando comentam, mas meu blog tem função terapêutica,escrevo como desabafo, para mim mesma, ademais acho que não escrevo nada bem ...rs
e escrevo o que der na tela no dia.
p.ex,adoro política então os posts sobre política tem comentários próximos do 0 ou 0 mesmo...mas escrevo para tirar as 1001 idéias que ficam na minha cabeça, pq não sou bombril e nem sempre sei o que fazer com elas!
tb não divulguei meu lugar,mas adoro dar pitaco no espaço alheio quando algo me chama muito a atenção, e de repente no meu blog começaram a aparecer uns comentários de gente que eu não conhecia, achei legal e aí resolvi colocar uns contadores de acesso...acho o máximo receber visitas inusitas.
aí me peguei escrevendo não o que eu queria mas para agradar, não gostei. fiz um post sobre isso e retomei minha função terapêutica mesmo! rs...mas o mais legal é fazer amigos que se parecem mais comigo do que os meus fora da tela e daqui de perto! pensar junto e trocar idéias.
volto mais vezes porque adorei aqui, viu?
beijos
iara

Tata disse...

Noooossa, cai no seu blog por acaso procurando no google pela palavra frustração e AMEI! Me identifiquei muito com vc, o jeito que escreve, pelo inferno astral (o meu ainda continua), pelo seu gosto por textos, filmes e som de qualidade. Gostei tanto que a partir de hoje serei uma leitora constante do seu blog. Vou até recomendá-lo no meu :)

Beijocas e até mais

Robson Pereira disse...

Oi.

Eu tenho feito a mesma pergunta. Mas no meu caso eu comecei a pouco tempo, não dá pra exigir demais. Mas é algo que sinto falta.

Faz tempo que vc postou isso, mas já conseguiu o nível de comentários que vc queria?

Boa semana pra vc. Está aí meu comentário e se vc souber a resposta à pergunta, me fale.

Anônimo disse...

Oi, gostei da tua espontaneidade, sinto o mesmo que tu. Mas, continue escrevendo, nem que seja apenas para os silenciosos lerem. Abraços.