17 janeiro 2008

Sobre Homens e Cachorros


Cachorros são essencialmente bichos ciumentos. Especialmente aqueles mimados, que dormem na cama com a gente. Mas eles têm uma certa razão em querer exclusividade: são amigos leais, incondicionalmente. O cachorro sabe quando você está feliz, quando você está triste, quando você quer ficar sozinho, quando alguma coisa te alegrou ou te magoou. E ele fica ali, do seu lado, simplesmente sendo seu amigo. Sabe também aqueles dias em que você está a ponto de explodir? O pneu furado na garagem, ás seis da manhã, nenhuma alma viva pra te ajudar. Atrasada no trabalho, ao chegar constata que o chefe resolveu conferir os relatórios na primeira hora da manhã, justamente quando você estava trocando pneu. No almoço, macarrão à bolonhesa e você está de dieta. Obviamente cai molho na sua blusa de seda branca e a tarde parece que não vai acabar nunca. De volta pra casa, um engarrafamento de tirar o ânimo. Quando você chega em casa achando que o mundo é uma bosta, lá está seu cachorro fazendo a maior festa simplesmente porque você voltou pra casa. Você esquece até da blusa de seda que foi pro brejo. Decididamente, cachorros têm razão em querer exclusividade.

Homens são, em tese, excepcionalmente ciumentos. Não precisam ser mimados, mas os que dormem na cama da gente acabam ficando. Mimados e ciumentos. Afinal, não é com qualquer um que a gente dorme (tampouco que a gente mima). O homem sabe quando você está feliz, nem sempre sabe quando você está triste (raramente sabe o motivo), mas reconhece sua TPM à distância. E se mantém à distância. Distância de segurança – diz – pra manter o relacionamento equilibrado. São só uns dias por mês, tente ser compreensiva, já que fica tão irrascível nestes dias (e fico mesmo). O homem tem outra vantagem em relação ao cachorro: ele troca pneus. E ainda fica feliz achando que você não daria conta, sendo que você sabe que só não trocou sozinha porque não estava a fim de quebrar as unhas e sujar a roupa. Só falta abanar o rabo quando você diz: obrigada, meu anjo; não sei o que faria se você não tivesse aparecido (cara de princesa salva das garras do monstro). E quando seu chefe te dá uma bronca gratuita, seu salto quebra no meio do expediente e o trânsito está um caos mesmo você tendo ficado trabalhando até mais tarde e chega em casa querendo silencio e um banho demorado, lá está o homem sorrindo angelicalmente e perguntando se agora você tem duas TPM´s por mês depois de você contar o dia infernal que teve. Mas – reconheço – o (meu) homem também têm razão em querer exclusividade. Ele também é um amigo, ele também é leal. Ele é meu companheiro.

Homens e cachorros são, ambos, extremamente ciumentos na realidade. Principalmente entre si quando há uma dona no meio. Um costuma ter ciúmes do outro e chegam, um, consciente (o cachorro), e outro inconscientemente (o homem) a disputar a sua atenção. Calma, meus amores, tem coração aqui pra todo mundo, sorrio. E acabaram ficando grandes amigos, meus dois amores.

Um dia meu cachorro adoeceu e ficou internado. O homem quase adoeceu também, pois havia se tornado um amigo do meu cachorro. Foram dias de sofrimento e que acabaram hoje. Pelo menos pra mim, porque pro homem foi um dia sofrido. Saindo do hospital veterinário, o cachorro, ainda um pouco fraquinho, correu pro meu abraço. Colocou as patas nos meus ombros que já estavam na altura dele e me lambeu o rosto, como quem diz: eu sabia que você não tinha me abandonado. Enquanto o veterinário me explicava como continuar em casa o tratamento, o cachorro permaneceu ao meu lado, não tirou os olhos de mim. Mas o homem se afastou. Sentou solitário no sofá e ficou amuado. E eu era só ouvidos pro veterinário e olhos e carinhos pro meu cachorro, que retribuía, abanando o rabo e arfando, feliz. E eu também estava feliz, meu companheiro fiel ia voltar pra casa de onde ele nunca deveria ter saído. Falei alegre pro homem: ele vai pra casa com a gente hoje! Foi quando percebi que o homem estava cabisbaixo, sozinho, calado. Foi quando percebi que o homem estava morrendo de ciúmes. Perguntei por que ele estava triste e ele deu de ombros: não... me abraçou e me beijou, olhando sobre meus ombros. Só então é que eu fui perceber que o homem não estava com ciúmes de mim, ele estava com ciúmes do nosso cachorro!!

Ponto pro homem. Ponto pro cachorro. Feliz de mim!!

Larissa sempre amou e sempre vai amar homens e cachorros; acha que ciúme não é bom, nem mau, é um sentimento. Mas que tem que ser mantido num nível saudável até quando o ciumento é o seu cachorro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o tema (por ele que eu achei este blog) e a forma como foi escrito. que bom ler coisas tão gostosas, escritas com vontade de escrever. Parabéns!

Anônimo disse...

OI gostaria de te fazer um elogio
gostei muito do texto que vc escreveu chamado:
Sobre Homens e Cachorros
-----------
estava fazendo uma pesquiza no google de uma imagem de um cachorro, trabalho com Desenvolvimento Web, e precisava de uma imagem de um cachorro derrepente achei esse seu blog.
nao resisti o texto, ainda mais porque sou louco por uma bom texto, cronicas etc...
gostaria de te conhecer melhor e tambem da onde vem a sua inspiração para escrever...
fica ae o meu email:
wmnjunior@hotmail.com