10 janeiro 2008

Soro Caseiro

Um dia me disseram que todas as pessoas são importantes, mas nenhuma é insubstituível. Mentiram pra mim. E eu, boba, caí feito um patinho. Pessoas são sim insubstituíveis. Você pode é aprender a viver sem elas, como um diabético aprende a viver sem açúcar. Ou com pouco açúcar. Um pouquinho daquela pessoa já satisfaz. Melhor que ficar sem ela, diriam alguns. Eu não. Prefiro ficar sem o açúcar.

Relações humanas são estranhas. Um dia está tudo bem, n´outro, parece que você perdeu alguma coisa. As coisas não estão bem mais. Aí você fica parado, sem entender nada, tentando fazer com que o outro te dê uma explicação ou pelo menos diga o que foi que o magoou, mas as palavras não vêm de volta. E estabelece-se um distanciamento incompreensível, silente e muitas vezes irremediável entre as pessoas e quando você assusta, o ombro amigo sempre ao seu lado virou bom dia, boa tarde, boa noite. Sem nem um chopinho depois do expediente.

Amizades não são como açúcar que dá pra se contentar com um pouquinho de vez em quando. Só os diabéticos é que têm uma boa desculpa pra se contentar com pouco: a vida sem açúcar nenhum pra eles não é vida, é morte. Mas tem que ser só de vez em quando e em doses homeopáticas, porque açúcar demais também pode ser fatal. Não. Amizades não são como açúcar.

Há quem pense que amizades são como água: abundantes, profundas, cristalinas, calmas. Estes se esquecem que as águas também podem ser escassas, rasas, turvas, agitadas. Água de verdade é incolor, insípida e inodora. Água não tem raiz. Água é corrente. Não dá pra viver sem água. Mas nem só de água dá pra se viver. Não. Amizades são intensas, sinceras, fortes, frágeis. Não. Amizades não são como água.

Mas, e água e açúcar? Acho que fica faltando alguma coisa aí. Talvez seja um pouco de sal. Mas aí vira soro caseiro!? E o que é que tem soro caseiro a ver com amizades verdadeiras? Amizades não são soro caseiro. É verdade, amizades não são soro caseiro, mas talvez o soro caseiro te hidrate depois de muito choro por ter perdido uma amizade única, por ter perdido uma pessoa insubstituível, como são todos aqueles que amamos um dia. Nestas horas não há muito o que fazer. Você pode até tentar um reencontro, mas primeiro vai ter que se hidratar. Soro Caseiro. Vai um golinho aí?


Larissa já não está mais tão Hardt de tanto tomar soro caseiro depois que chorou até desidratar por ter perdido uma amizade verdadeira. O reencontro? Esse fica pra outra hora.

0 comentários: